TURISMO E SUSTENTABILIDADE – UMA VISÃO HOLÍSTICA

A atividade turística caracteriza-se, nesta entrada de milênio, como forte fenômeno em expansão, capaz de provocar alterações generalizadas no modo de como as pessoas vêem o mundo e com ele se relacionam.

Turismo fonte geradora de emprego e renda

A palavra chave para o deslanche do setor na era global é a sustentabilidade, que tem como meta a implantação de projetos estratégicos que assegurem a viabilidade a longo prazo e reconheçam a necessidade de desenvolver políticas conducentes à conservação da natureza em geral e dos seus valores naturais e culturais, bem como o estímulo do desenvolvimento sócio-econômico das suas populações que permitam uma efetiva implantação do turismo sustentável.

Além da formação e oferta do produto turístico é fundamental implantar um rígido planejamento estratégico que assegure sua continuidade e beneficie principalmente a população residente, evitando assim, saturação e crises.

Quando mal trabalhada, a atividade turística, mesmo que bem intencionada pode provocar impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais negativos na mesma velocidade e intensidade de sua expansão.

Etapas do planejamento

O turismo sustentável tem dimensões políticas e culturais, o que nos remete a uma preocupação com o presente e o futuro das sociedades locais, com a produção e consumo dos serviços, com a conservação e preservação dos ecossistemas e com o resgate da sua cultura.

Um destino turístico pode ser criado num processo de geração espontânea, gradual, não planejada, ou pode resultar de um processo intencional, planejado. É imperativo que se faça um planejamento de longo prazo e que beneficie principalmente a população local.

O equilíbrio entre o turismo e o meio ambiente, em que o segundo se constitui a matéria-prima para o primeiro, precisa ser regulado e disciplinado para que haja entre ambos um relacionamento harmonioso.

Dimensões do turismo sustentável

É fundamental que se desenvolva a educação ambiental nas comunidades receptoras e é imprescindível que os turistas desenvolvam comportamentos sociais mais responsáveis e atitudes preservacionistas durante suas viagens, pois o homem urbano agredido em seu próprio meio, passa a agredir os ambientes alheios.

O turismo vem sendo considerado o setor de maior desenvolvimento econômico, social e cultural nos últimos anos, e pode ser uma via natural para o progresso de locais pouco desenvolvidos, pois permite uma diversificação de atividades, o desenvolvimento de novos serviços e a valorização de suas produções.

Além de rendimentos suplementares o turismo produz melhorias na infra-estrutura e nos serviços de apoio. Se bem planejado e gerido, poderá fomentar a eficiência econômica e a justiça social para a geração de empregos.

Geração de empregos

E para esse objetivo, é necessário efetivamente uma interface chamada planejamento do turismo, idealizada e executada por profissionais conscientes com formação humanística e ampla visão social.

O primeiro passo a ser priorizado deve ser a democratização das relações entre administração pública e sociedade civil, provocando uma discussão política local, onde se possibilite a expressão criativa da população "interessada" visando identificar os problemas e os interesses específicos das comunidades e discutir abertamente possíveis soluções.

O desenvolvimento deve ser discutido em todos os aspectos no seio da comunidade, não apenas utilizando mecanismos convencionais de representação, construindo assim, a base para todo o projeto de desenvolvimento sustentável.

Crescimento racional da atividade turística

A busca do equilíbrio necessário para o progresso harmônico da atividade turística contribui para a fixação do homem em sua própria comunidade, beneficia a conservação, a valorização e proteção de seu patrimônio histórico e cultural, auxiliando na divulgação de sua identidade.

A atividade turística deve estar ancorada no princípio da distribuição de renda e de bens, no principio da igualdade de direitos à dignidade humana e no princípio de solidariedade dos laços sociais, para que o desenvolvimento aconteça em pleno respeito pelas tradições e aspirações econômicas e sociais, valorizando a recuperação do patrimônio existente, passível de utilização pela atividade turística e promovendo a criação de uma oferta integrada com os objetivos de lazer e recreio não nocivos para o meio natural e compatíveis com a sua preservação.

Um abraço e até o próximo post!

TURISMO E SUSTENTABILIDADE – UMA VISÃO HOLÍSTICA TURISMO E SUSTENTABILIDADE – UMA VISÃO HOLÍSTICA Reviewed by Luiz Macedo on março 11, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.